Sindicato participa do Programa de Desenvolvimento para Dirigentes Sindicais (ProSind)

Reforma trabalhista e gestão são temas do último dia de seminários para sindicatos

 

O Programa de Desenvolvimento para Dirigentes Sindicais (ProSind) fechou seu ciclo de seminários na segunda-feira, dia 12, com palestra da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Vólia Bomfim Cassar, especialista em Reforma Trabalhista. O último dia do encontro também contou com apresentações da advogada e do consultor da Divisão Sindical da CNC, Lidiane Nogueira e Mateus Dornelas, e do vice-presidente da Fecomércio SP, Ivo Dall’Acqua.

O seminário foi aberto pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, que declarou já haver planos para a realização de uma nova edição do ProSind em 2019.

A desembargadora Vólia Bomfim falou sobre as mudanças promovidas pela nova legislação trabalhista, destacando a importância das alterações da reforma no direito coletivo. “A lei trabalhista tinha se tornado tão difícil para o empresário que ficou difícil cumprir todos os detalhes. Agora, é possível flexibilizar, através de convenção ou acordo coletivo, podemos usar as normais coletivas para adequar textos da lei”, afirmou a ex-magistrada.

A advogada da CNC e o vice-presidente da Fecomércio SP falaram sobre alternativas de serviços, mostrando como a oferta de novos produtos pode ser uma saída para o custeio sindical dentro deste novo cenário trazido pela reforma trabalhista. 

Já Mateus Dornelas apresentou o Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs), um produto da CNC que visa estimular a atuação dos sindicatos, trazendo um ambiente de negócios mais favorável aos associados e também às próprias instituições. Dornelas frisou a necessidade de profissionalização dos sindicatos para que ganhem autossustentação, com uma atuação empresarial comercial diferenciada. 

O ProSind foi realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), com apoio da CNC. O evento é pioneiro na qualificação e atualização dos modelos de gestão dos sindicatos, mostrando práticas modernas adotadas em diversos pontos do país. O objetivo é fortalecer as entidades sindicais, orientando e incentivando-os a criar e oferecer maior oferta de serviços, estimulando assim maior proximidade com as empresas associadas.

Temas como legislações fiscais, reforma trabalhista e incremento em ofertas e serviços, entre outros, foram apresentados por profissionais renomados do mercado, que também compartilharam exemplos de negociações e atuação inovadora dos sindicatos em prol dos empresários.

 

prosind

Fonte: Fecomércio-RJ

 

 

Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpageGerar PDF

Parceiros:
Compartilhe nas redes sociais:

CNC_SITE1Fecomercio_SITE2Senac_SITE3SESC_SITE4Sebrae_SITE5

Av. Rio Branco, 135, Sls.1017 a 1019, Centro, Rio de Janeiro – RJ – CEP 20040.006.
Copyright@ 2013 - Sindioptica Cinefoto RJ - Todos os direitos reservados
 
Desenvolvido por:
Terence Carvalhoza
Designer:
Felipe Lopes