Entenda de uma vez por todas as receitas de óculos

 

Se você fica em dúvida toda vez que os clientes da sua loja chegam com suas receitas de óculos na ótica, esse texto é para você.

Para que o cliente saia satisfeito com a sua compra ou troca de óculos, é preciso que você saiba indicar o melhor produto para ele. E é nesse ponto que muitas óticas falham. Entender a receita oftalmológica é um desafio para muitos atendentes de óticas, no entanto, essa atividade não é um bicho de sete cabeças.

Por isso, separamos dicas simples e fáceis de se aplicar ao dia a dia, para transformar a sua ótica em um referencial de qualidade na interpretação da receita e produção de óculos de grau.

O primeiro passo é entender as siglas das receitas de óculos, que são uma linguagem universal. Portanto, independente da cidade que você mora elas vão ser iguais. Isso é muito importante, porque são essas siglas que vão direcioná-lo à interpretação integral da receita. Veja o significado de cada uma abaixo: 

  • OD: Olho Direito
  • OE: Olho Esquerdo
  • ODI: Olhos Direito e Esquerdo
  • AD: Adição
  • DNP ou DP: Distância pupilar
  • CIL: Cilindro
  • ESF: Esférico
  • VL: Visão de Longe
  • VP: Visão de Perto
  • AV: Acuidade Visual
  • VI: Visão Intermédia 

Agora que você já sabe o que significa as siglas que vêm nas receitas de óculos. É hora de aprofundar um pouco mais. 

Sem título

Campo Esférico

O campo esférico é o ESF. Se o grau estiver com o símbolo de positivo (+2), é importante que você se atente, porque trata-se de hipermetropia. Trata-se da dificuldade de nitidez e foco para visualizar objetos que estão mais próximos.

Já se estiver com o sinal de negativo, exemplo (-1,05), significa que a pessoa tem miopia, que é a dificuldade de enxergar à distância.

 

Campo Cilíndrico e Eixo

Como vimos acima, o CIL é o cilíndrico e esse campo é o do astigmatismo, problema na visão diagnosticado pela dificuldade para visualizar e focar objetos mais próximo. Normalmente ele é representado pelo sinal de negativo (-). É aqui que pode dificultar um pouco o entendimento, porque se tem astigmatismo, geralmente tem o eixo, que é onde é posicionado a córnea.

Isso porque o grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente e sim em determinado eixo. Portanto é importante identificar a posição que deve ser colocado e se está posicionado em de 0 a 180 graus ou inclinado. Se não tiver esse eixo, significa que só tem miopia ou hipermetropia.

 

DNP ou DP

Você já deve ter reparado essas duas siglas em uma receita de óculos de grau. Elas indicam a distância entre as pupilas e é um dado muito importante na hora de montar os óculos. Cada médico tem um costume diferente, por isso em algumas receitas de óculos você pode encontrar essa informação e em outras o próprio óptico deve fazer essa medição.

 

Tipo de lente

Geralmente os médicos anotam na receita o tipo de lente recomendada para aquele determinado paciente, seja ela de resina, policarbonato ou outras. Mas você também pode direcionar e indicar o melhor tipo para a adaptação dele e para tornar o uso dos óculos mais confortável.

 

Prisma

Em algumas receitas de óculos, você também poderá encontrar a palavra “Prisma”. Se houver este campo, é nele que o oftalmologista informará o número do grau de estrabismo ou estrabismo, caso necessite ser corrigido com os óculos. Se o paciente não tiver essa característica, o prisma ficará em branco.

 

As receitas de óculos são diferentes das receitas de lentes

É importante que você se atente a uma informação: as receitas de óculos de grau não são as mesmas para as receitas de lentes de contato.  Algumas informações para fazer as lentes de contato e o grau certo dessas lentes só são obtidas num teste específico para lente de contato.

 

Conclusão

Entender as receitas de óculos é muito importante para que você indique o produto que melhor se adapta a necessidade de cada cliente. Além disso, ao demonstrar que entende cada detalhe, você passa mais segurança para ele em um momento de mudanças, que representa uma nova receita.

 

Fonte: ssÓtica

 

 

Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpageGerar PDF

Parceiros:
Compartilhe nas redes sociais:

CNC_SITE1Fecomercio_SITE2Senac_SITE3SESC_SITE4Sebrae_SITE5

Av. Rio Branco, 135, Sls.1017 a 1019, Centro, Rio de Janeiro – RJ – CEP 20040.006.
Copyright@ 2013 - Sindioptica Cinefoto RJ - Todos os direitos reservados
 
Desenvolvido por:
Terence Carvalhoza
Designer:
Felipe Lopes