Contribuição Associativa

A Contribuição Associativa é recolhida uma vez ao ano a favor do Sindicato por força do próprio ato de associação, que é voluntário. É devida por estabelecimento (matriz, filial, ponto de venda) e garante às empresas associadas uma série de benefícios e convênios.

Clique na imagem abaixo e confira a relação completa dos Benefícios e Convênios oferecidos às empresas associadas.

BENEFICIOS E CONVENIOS2

O SINDIÓPTICA-CINEFOTO-RIO/NITERÓI isenta as empresas associadas dos pagamentos das Contribuições Confederativa e Assistencial, bem como concede desconto de 50% sobre os valores das taxas para homologação de acordo para trabalho em dias de domingos e feriados, a fim de minimizar os custos das empresas que fazem parte do nosso segmento. O valor da contribuição associativa em 2018, por CNPJ, corresponde a R$ 245,60 em COTA ÚNICA com 20% de desconto ou R$ 61,40 em cinco parcelas iguais.

Associando-se ao Sindicato específico da categoria econômica, ou seja, efetuando o pagamento da Contribuição Associativa, as empresas estarão unindo forças e recursos conosco para que possamos dar continuidade a todos os propósitos e objetivos de nossa categoria e ainda estarão agindo em defesa e proteção de seus próprios interesses, obtendo benefícios e convênios específicos para a categoria, conforme relacionados abaixo. Para tanto, a empresa realizará o pagamento, anualmente, da contribuição associativa que em 2018 montou a importância de R$ 245,60 e da Contribuição Sindical, cujo valor varia de acordo com o capital social da empresa, conforme tabela divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Efetuando os dois pagamentos mencionados acima, a empresa terá uma economia de, aproximadamente, R$ 1.560,00, já que ao decorrer do ano são gastos cerca de R$ 3.120,00 para homologação de acordo para trabalho em dias de domingos e feriados – quando a empresa é associada tem o desconto de 50% desse valor. R$ 190,00 referente à Contribuição Assistencial e R$ 176,00 referente a Contribuição Confederativa.

Base Legal

O respaldo jurídico para a cobrança da Contribuição Associativa está definido na alínea “b”, do Artigo 548 da CLT. Também prevista na convenção coletiva salarial.

Quando é realizado o recolhimento da contribuição associativa

Anualmente, geralmente, no mês de agosto (cota única ou 1ª parcela), setembro (2º parcela), outubro (3º parcela), novembro (4º parcela), dezembro (5ª parcela). A empresa para ser enquadrada no quadro associativo também deve estar em dia com o pagamento das demais contribuições patronais.

Qual a finalidade da contribuição associativa

Esta Contribuição é voltada para a manutenção dos serviços prestados pelo Sindicato exclusivamente aos associados.

Tabela para cálculo da contribuição associativa de 2018

O valor da contribuição associativa é estipulado através de assembleia geral da categoria devidamente convocada para tal e consta na convenção coletiva salarial.

PARCELA

VALOR

VENCIMENTO

Pagamento em Cota Única - Desconto de 20%

R$ 245,60

30/08/2018

1ª parcela

30/08/2018

2ª parcela

30/09/2018

3ª parcela

30/10/2018

4ª parcela

30/11/2018

5ª parcela

30/12/2018

Instruções:

1.    O recolhimento deverá ser feito por estabelecimento (ponto de venda, matriz, filial), independentemente do número de empregados e porte.

2.  Para pagamento efetuado após a data de vencimento haverá a aplicação de multa de 2% (dois por cento), acrescida de juros de 1% (um por cento) ao mês;

3. O SINDIÓPTICA-CINEFOTO-RIO/NITERÓI coloca à disposição de toda categoria e dos escritórios de contabilidade, guias suplentes, na sua sede.

4. A Contribuição Associativa Patronal assegura aos contribuintes todos os benefícios oferecidos aos associados nas condições em que são ou vierem a ser disponibilizados. Desde que estejam em dia com o recolhimento das contribuições patronais.

Fique Atento:

Alertamos às empresas que verifiquem na guia se o nome que consta no campo “nome da entidade” é Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico dos Municípios do Rio de Janeiro e Niterói – SINDIÓPTICA-CINEFOTO-RIO/NITERÓI, com o intuito de que as mesmas não efetuem o pagamento para outro sindicato que não o de sua representatividade, ocasionando uma despesa desnecessária para empresa. Caso receba guias de outro sindicato encaminhe-as ao SINDIÓPTICA-CINEFOTO-RIO/NITERÓI para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Maiores informações: (21) 2232-2514 | 2508-9225